DAI

Prémio de Inovação em Defesa 2023

A Agência Europeia de Defesa (European Defence Agency, EDA) organiza, desde 2018, o Prémio de Inovação em Defesa (EDA Defence Innovation Prize), que premeia empresas e entidades de investigação que apresentam tecnologias, produtos, processos ou serviços inovadores no domínio da defesa.

O concurso visa estimular a inovação no domínio da defesa na Europa e proporcionar às partes interessadas não tradicionais da defesa (indústrias civis, pequenas e médias empresas, organizações de investigação, universidades, etc.) a oportunidade de mostrarem os seus conhecimentos em domínios relevantes para a defesa.

O concurso é especialmente (mas não exclusivamente) voltado para as indústrias de defesa não tradicionais (produtores civis ou de dupla utilização) e investigadores, uma vez que desempenham um papel crescente na invenção e criação das capacidades disruptivas de que as Forças Armadas dos Estados-Membros precisarão no futuro.

O concurso também oferece uma boa oportunidade para pequenas e médias empresas, organizações de investigação e universidades envolvidas em atividades inovadoras de defesa de demonstrar o seu know-how, maximizar sinergias de dupla utilização e criar parcerias com atores-chave no campo de defesa.

Em 2023, o concurso centra-se em ideias inovadoras relacionadas com a defesa nas seguintes categorias:

  • Tecnologias para Consciência Situacional;
  • Tecnologias para Sistemas de Comunicação e Informação.

As candidaturas devem ser submetidas de 15 de fevereiro a 15 de junho de 2023, numa das 24 línguas oficiais da União Europeia e enviadas para o correio eletrónico: 22.RTI.PRZ.118@eda.europa.eu.

Mais informações aqui.