DAI

Cooperação Bilateral Portugal-França 2023: concurso conjunto ao abrigo do Programa PESSOA

Ao abrigo do Acordo de Cooperação, a FCT e o Campus France lançam o concurso para o financiamento de projetos internacionais de mobilidade de investigadores. O acordo de cooperação científica e tecnológica entre Portugal e França, estabelecido em 2004, prevê que os dois países estabelecem um programa destinado a promover a cooperação entre professores e investigadores, incluindo jovens investigadores em estabelecimentos de ensino superior e instituições de investigação afins em Portugal e França. Um dos objetivos previstos passa por fomentar ações de intercâmbio de investigadores através do apoio à sua mobilidade no âmbito de projetos internacionais.

Os projetos terão uma duração máxima de 24 meses, sendo renováveis anualmente nos termos do Artigo 13º e 14º do regulamento. O financiamento anual da FCT por projeto é de 2.000 euros.

As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura à FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.

A candidatura a apresentar à FCT deverá ser submetida no portal de submissão de candidaturas até às 17:00 do dia 26 de junho de 2023, hora de Lisboa.

Mais informações aqui.