DAI

FLAD lança a 2ª edição do Science Award Mental Health

O FLAD Science Award Mental Health, maior prémio científico de Saúde Mental em Portugal, tem como objetivo apoiar projetos de investigação clínica de jovens psicólogos, psiquiatras, médicos de família, neurologistas e outros profissionais desta área em Portugal, com cooperação nos Estados Unidos. O foco está no desenvolvimento de novas abordagens de âmbito clínico, que podem dedicar-se desde a prevenção até ao tratamento e à reabilitação. A ideia é que essas abordagens traduzam uma melhor compreensão do impacto de diferentes fatores – biológico, experiências de vida, história familiar, epidemiológico, entre outros – no desenvolvimento de perturbações mentais.

O prémio tem o valor de 300.000 euros, por um máximo de 3 anos, o que corresponde a 100.000/ano.

O prémio será atribuído após uma análise das candidaturas a duas fases:

  • 1ª Fase: A primeira fase de candidaturas abre entre 1 de novembro a 30 de novembro de 2021, incidindo a avaliação no currículo científico e profissional do candidato, e nas principais ideias apresentadas na proposta de pesquisa.
  • 2ª Fase: Os candidatos melhor classificados na primeira fase são convocados a participar numa segunda fase de candidatura. A proposta referente ao plano de pesquisa para os 3 anos de duração do prémio, entre 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2022. Está ainda prevista a realização de uma entrevista final.

Mais informações aqui.